terça-feira, 22 de novembro de 2011

Documentário - MOSAIC

Selam aleykum pessoal! Esse trailer é uma indicação de documentário do irmão Thomaz, que eu particularmente amei! Não tenho mais informações no momento, mas espero em breve poder escrever mais a respeito. Segue a abaixo o trailer de MOSAIC; Bismillah:


Mosaic Trailer from ISLAM HOY TV on Vimeo.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Evento


ENCONTRO COM A TARIQAH NAQSHBANDIYAH
EM SÃO PAULO
     
O Instituto "Raimundo Lúlio" (Ramon Llull) e a Fundação Azziz Mahmud Hudayi da Turquia, do Sheikh Osman Nuri Topbaş, organizam este encontro sobre o verdadeiro papel do Islam na vida cotidiana das pessoas, revelando ao mesmo tempo, em que consiste o sufismo (Tasawwuf) o aspecto místico da religião islâmica.
Especialistas nas práticas da Tariqah Naqshbandiyah Khalidiyah, em uma rápida visita ao Brasil,os representantes Sheikh Serdar Yildirim, Sheikh Ali Can companheiros de viagens do Sheikh Osman Nuri Topbaş por mais de 50 países,estarão juntamente com o representante nacional da tarikat, Victor Ahmet no endereço abaixo realizarando um sohbet com o tema: A FONTE DE MISERICÓRDIA DIVINA

Local do Evento: Praça da Sé, 21, 5º Andar - Sala 503, São Paulo SP. 
Data: 23 de NOVEMBEO de 2011, QUARTA-FEIRA
Horário: 18:30Hs


CONFIRME SUA PARTICIPAÇÃO PELOS FONES:

(11) 3101-6785    OU    (11) 4107-3591


E-MAIL: atividades@ramonllull.net

ENTRADA FRANCA


FUNDAÇÃO AZZIZ MAHMUD HUDAYI

FUNDADA EM 1363, ESTA FUNDAÇÃO VISA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E O ENTENDIMENTO MÚTUO ENTRE IFERENTES CULTURAS E RELIGIÕES. SUA SEDE FICA NA CIDADE DE ISTAMBUL, NO BAIRRO DE ÜSKÜNDAR. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SITE OFÍCIAL DA FUNDAÇÃO EM TURCO.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Algumas Palavras sobre o Sufismo

O Texto a seguir é uma tradução de um escrito de autoria do sheykh Mahmoud Es'ad Cohan, um líder espiritual da braço gumushanevi da irmandade Naqshbandi, ele era residente de Sidney, Austrália onde veio a falecer juntamente com seu cunhado em um acidente de carro na referida cidade em 2001. Que Deus tenha o Sheykh Mahmoud em Sua Santa Paz e o conceda a vida eterna, Amin.
Clicando na foto do Sheykh Mahmud haverá um link para uma página com alguns de seus textos em inglês, além do texto podem encontrar informações sobre o sheykh e sua tarikat aqui.


Algumas palavras sobre o sufismo

Por Shaykh Mahmoud Es’ad Cosan (r.a)

            Sem duvida esta vida terrena é uma importante e rápida passagem, além de um árduo teste. Nela, nosso mais importante e sublime propósito é obter o amor e aprovação do nosso Senhor que nos criou e nos sustenta, que nos chamará para a prestação de contas no dia do Juízo e irá nos recompensar ou nos punir pelos nossos atos.
Sheykh Mahmud Es'ad Cosan
            O único caminho para alcançar a aprovação de Deus é ultima e verdadeira religião, o Islam. Os outros caminhos e religiões são errados, falsos, corrompidos, ou ainda, seu tempo passou e elas perderam sua validade. Qualquer um que deseja encontrar serenidade neste mundo e na próxima vida deve passar a sua vida cumprindo os preceitos do Islam e abster-se de suas proibições. O estado de infiel em ambos os mundos (esta vida e a próxima) é miserável e seu fim é destrutivo. Somente os fiéis vão encontrar a satisfação. A pessoa mais obediente a Deus e o muçulmano que segue estritamente os preceitos de sua religião será o mais querido e estimado servo no dia o Juízo final.
            A religião islâmica possui uma bela e útil estrutura. Seus princípios têm um significado amplo e profundo. O Islam mantém um corpo saudável nutrindo sua alma e preenchendo o seu coração com paz e luz. Regula os assuntos mundanos e garante a felicidade nessa vida e na outra. Protege o individuo, salva a família e fortalece a comunidade e o Estado. O Islam protege o mais fraco e restringe a tirania assegurando a todos os seus direitos e deixando-os cientes dos seus deveres. Protege as mulheres e exorta os homens, faz os pobres sorrirem e direciona os ricos para as ações de caridade, faz o trabalhador feliz e o empregador sensível aos outros.
            Quão impecável, completa, maravilhosa e gloriosa determinação é o Islam. O Islam é uma cura para todas as épocas especialmente para estes doentios tempos modernos. Esta é a solução para todos os problemas físicos, espirituais, individuais e sociais. É sustento para mente e deleite para o coração. O Islam é o brilho matinal após a escuridão da noite e o elixir da vida eterna.
            Porém, a também um importante e atrativo segmento do Conhecimento Islâmico chamado Sufismo (Tasawwuf), sem ele seria quase impossível para o home de hoje, e talvez para toda a humanidade em todas as épocas, sentir totalmente a sua fé e compreender a essência do Islam, sua dinâmica interna, seu espírito, seus conteúdos, suas sutilezas e segredos.
            Isto porque o Sufismo é a ética do Alcorão, o estado espiritual do Mensageiro de Deus (s.a.a.s.) e os refinados modos da Shariah. Sufismo não é egoísmo, mas sim, altruísmo, amabilidade, afeição e serviço. Não é conversa absurda e inútil é sinceridade e sabedoria produzindo pureza no coração, elevado conhecimento e boas obras. O Sufismo não é uma ilusão, mas um belo estágio, uma rosa ao invés de uma pedra, um antídoto para o veneno, uma luz para os olhos, fortalecimento para os nossos corações.
              O Sufismo pode converter um coração irresponsável em virtuoso e transformar um furioso em uma pessoa calma. Ele pode aquecer e amolecer um coração endurecido , pode fazer um impiedoso tornar-se uma pessoa compassiva e fazer um coração de pedra chorar. Ele eleva o confuso e o desatento da opressão para a iluminação e conduz os perdidos para a segurança. Sufismo educa o ignorante fazendo dele um tesouro de conhecimento espiritual, como águas que correm em uma terra árida vinda dos córregos do conhecimento espiritual e faz daquela terra um terreno fértil. Ele eleva um pastor de ovelhas a sultão e transforma um conhecimento raso em um profundo oceano. O Sufismo produz pessoas benéficas e desejáveis para o povo e amadas por Deus. O Sufismo da luz espiritual para o homem que foi criado do barro e faz dele celestial, digno de estar na presença de Deus e de Seus favores.
            Com o Sufismo, um palheiro torna-se um local para uma excursão de lazer, um espaço estreito em uma grande praça. A negligência e a cegueira (espiritual) desaparecem e visões interiores (elevadas) ocorrem. Corações que foram arruinados pelo amor demasiado a este mundo são reconstruídos com o amor de Deus. Opressão espiritual desaparece e o homem torna-se pura luz interna e externamente. Este mundo fatigado, o qual é uma prisão para o crente transforma-se em um jardim de rosas.
            Sufismo é a essência e o verdadeiro significado da religião. É o caminho e o método para obtermos nosso real objetivo de nos tornarmos seres humanos perfeitos. Resumidamente, sufismo é o caminho divino e a chave para a verdadeira felicidade (como foi em todas as outras épocas), buscada dia e noite em lugares errados pelos homens de hoje que estão cheios de stress, nervosismo, tensão, depressão, duvidas, pressões, enfim cheios de problemas, doenças e misérias.
            Em vista disto, você deve aproximar-se desse sério e vital tema, entre neste iluminado e divino caminho e descubra a felicidade em ambos os mundos.
            Que Deus lhe permita alcançar a verdadeira viagem nesta vida e na próxima (junto aos seus entes queridos) e que possam ser honrados com o paraíso e com a beleza divina. Amin.


Traduzido por Abdul-Hakim Rodrigues

sábado, 12 de novembro de 2011

Resenha


Os intermináveis segredos do Amor.
16/10/2011

TOPBAS, Osman Nuri. Muhabah: O segredo do amor divino. Traduzido por Victor Granados Pascual. Istambul: Erkam, 2010.

Assim como Flaubert escreveu seu clássico, Educação Sentimental nós devemos creditar a Osman Nuri Topbas o título, destacado, de grande personalidade do Islam na atualidade. Em seu livro Muhabah: O segredo do amor divino, Topbas explica os principais conceitos e características do sufismo, a via do amor islâmico, em capítulos curtos e de fácil entendimento, com maestria Topbas alinha a linguagem acessível a sua grande erudição.
Além de ser um mestre de uma das maiores e mais influentes irmandades sufis do mundo, a irmandade naqshbandi, fato esse que outorga a Topbas grande propriedade para falar sobre o tema em questão, Topbas também demonstra por todo o livro a sua paixão pela poesia. A marca registrada de Muhabah, e dos escritos do shaykh Osman Nuri, é a capacidade de explicar elementos da erudição e da teologia islâmica através das passagens do sagrado Alcorão e dos renomados compiladores de hadiths (os livros que relatam os ditos e feitos do Profeta Muhammed e que são fundamentais para o credo sunita), Topbas consegue ir além e correlacionar essas fontes coma poesia dos grandes poetas islâmicos do período clássico.
Essa característica no estilo de escrita de Topbas deixa o texto infinitamente mais interessante, com profunda projeção visual dos conteúdos abordados com base na exemplificação dos mesmos através de poemas e pequenas histórias sufis. O shaykh Osman Nuri utiliza largamente as poesias de figuras impares do Islam na Idade Média e Moderna como Jalal al Din Rumi e Yunus Emre, associado a referências a pequenas histórias de Shibli, Bahaudin Naqshbandi, Haci Bektashi Veli ou Abu Hamid al-Ghazzali (um dos maiores intelectuais da história do Islam), entre outros.
A erudição de Topbas se revela na própria composição do livro, os capítulos apresentam temas bastante específicos, no entanto ao final da leitura do livro o leitor sente-se como um explorador que percorreu grande distancia por uma única estrada, graças ao texto fluídico e ao domínio do tema por parte do autor. Fica claro ao ler Muhabah, que Topbas preocupasse em mostrar o Islam como uma religião sistêmica e demonstrar a importância de cada elemento da espiritualidade islâmica, e toda a sabedoria que esconde-se por trás desses elementos.
Muitas passagens do livro são convidativas a uma profunda meditação e subseqüente reavaliação do estilo de vida optado por nós na modernidade. Os capítulos têm a capacidade de nos tocar, devido à sensibilidade do autor e nos questionar a cerca de nossas atitudes como no trecho abaixo:

A misericórdia é um fogo que nunca se extingue no coração de um muçulmano. Nesse mundo, ela é a essência distintiva do ser humano, que nos conduz através do coração à união com o nosso Senhor. Um muçulmano compassivo é generoso, humilde e serve aos outros. Ao mesmo tempo, ele é um médico de corações que injeta vida na alma das pessoas. p. 151.

            Graças a essa aproximação com a poesia, Topbas recebe a liberdade textual para explanar de forma leve e cativante sobre as grandes responsabilidades que a fé nos impõe. É perceptível na leitura, mesmo que superficial da obra, que o autor buscou aliar a capacidade argumentativa advinda do intelecto e da lógica, mas sem ficar preso a ela, buscando a sensibilidade e a sabedoria que só se aprende com a vida para decodificar os estágios e desafios da vida humana.
Entretanto, o maior mérito de Topbas, ainda assim, é a clareza e riqueza do seu texto, Muhabah é um livro de tamanha poética e plasticidade que vai além de uma simples obra religiosa. O grau de amplitude do texto ecoa para dentro do leitor, fazendo com que o processo de assimilação das idéias se dê de maneira fácil e passando a sensação para o leitor de que este realmente se apropriou da sabedoria e da motivação do dos ensinamentos islâmicos.
É sem dúvida leitura obrigatória para todos os interessados no Islam, não somente no seu viés mais místico-contemplativo, mas também para todos aqueles, muçulmanos ou não, que pretendem obter um conhecimento mais aprofundado e sensível da religião islâmica. A tradução deste livro é sem dúvida uma grande vitória para a comunidade muçulmana do Brasil, e por tanto, gostaríamos de render nossas mais sinceras homenagens e gratidão ao núcleo editorial em língua portuguesa da Editora Erkam de Istambul, e ao tradutor da obra o Sr. Victor Granados Pascoal pelo benefício proporcionado a todos os praticantes, pesquisadores e amantes dessa fé que apesar de ter a sua imagem tão desgastada pela mídia ocidental, devido a fatos que nos remetem inevitavelmente a pergunta: O Islam apresentado por Osman Nuri Topbas tem a capacidade de ferir ou ameaçar algo ou alguém? Acredito que todos que leram as obras de Topbas estão convencidos que o Islam é realmente uma religião pacífica, moderada e preocupada com o bem-estar e a promoção de uma cultura de paz e fraternidade.