segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Diferenças em detalhe







“Destacar as diferenças e a separação entre os muçulmanos xiitas e sunitas causa danos a ambos os lados". Ayatollah Mohseni Mazari.


Um irmão muito estimado me mandou uma reportagem sobre os esforços desse Aytollah - natural do Afeganistão - na busca pelo reestabelecimento do diaologuo suni-shia. Dada as minhas aspirações pacifistas, prontamente senti a necessidade de escrever algumas linhas sobre o meu entendimento dessa reportagem.
Em primeiro lugar, acredito que este senhor seja um verdadeiro sábio e que a atitude reconciliadora é uma das competências do muçulmano(a). A fitnah é sem dúvida a pior desgraça que a ummah vive e historicamente tem sido a desgraça do povo muçulmano.
A fitnah nos enfraquece não somente em números, mas principalmente, enfraquece a nossa espiritualidade, compromentendo a capacidade de sentir empatia pelo outro - seja ele muçulmano ou não - e sem empatia não há possibilidade de existir amor e sem amor não há Islam. Neste sentido, a paz não é somente social, ela é também espiritual, se formos buscar amparo na santa palavra de Allah encontraremos em An-Anfal, sexuagesima primeira ayat, o seguinte: Se eles se inclinam a paz, inclina-te tu também a ela, e confia em Allah, porque Ele é o Oniouvinte, o Sapientíssimo. (sadaqa Allahu la Azzim).
Essa é uma obrigação de cada muçulmano, ser um cultivador da paz (interna e externa) e um propagador dessa paz, ser um emissário da paz e um sustentador da paz, pois a paz é não somente um estado de espírito, como também e primeiramente, uma condição para a vida! Ninguém pode realmente sentir o doce gosto do Islam sem transcendência! è impossível sentir esse maravilhoso oceano de paz misturando política e espiritualidade!
Um grande sábio do islamismo de nosso tempo chamado Muhammad Nazim Adil deu uma declaração onde dizia: "Estamos vivênciando o fim dos tempos, não há mais espaço para que as pessoas se intitulem, se rotulem, não há mais cristãos, judeus ou muçulmanos, o que agora são servos de Deus, e servos são aqueles que se submetem a vontade de Deus, O Altíssimo". Que o amor de Allah, Al-Khabîr (O que tudo sabe)possa iluminar nossos corações, mentes e almas para a verdade e permita-nos realmente viver o Din-u-Islam da forma como O Altíssimo quer que nós vívamos, InshaAllah, Amin... Hu Allahu.

Quem estiver interessado aqui esta o link da reportagem.
Bismillah: http://www.ibeipr.com.br/noticias.php?id_noticia=676

Um comentário:

Se é importante para você nosso trabalho, é importante para nós a vossa opinião!