sábado, 19 de março de 2011

O Alcorão e a Contemplação


O Alcorão e a Contemplação

Por: Shaykh Osman Nuri Topbaş


"Se o Alcorão não nos tivesse aberto as portas para a contemplação, teríamos sido privados de muitas realidades, percepções e benefícios." Osman Nuri Topbaş
Perfeição é um atributo divino de Allah que é manifestado neste mundo de três formas: Na Humanidade, no sagrado Alcorão e no universo.
O homem foi criado com todos os atributos divinos, que são a base para a essência de toda a criação. A mesma manifestação dos nomes ainda é visto de uma forma diferente: as palavras do Alcorão. Comparado ao homem, o Alcorão é a manifestação mais elaborada, mas devido a unidade existente entre eles, é dito:
“A Humanidade e o Alcorão são uma dualidade...”
O terceiro local onde as manifestações dos Divinos Nomes ocorrem é no universo.  Que é uma espécie de interpretação do Alcorão. O universo é um Alcorão silencio e o Alcorão é um universo repleto de palavras. Dentro destes raios sonoros e silêncios do Alcorão, o ser humano é em sua essência uma criatura da Perfeição. Como resultado, a humanidade, o Alcorão e o universo são uma trina manifetação do Deus Unico. Como os céus marca o reinado de poder para as estrelas, até o dia do julgamento, assim no Alcorão,  a prosperidade e o futuro dos seres humanos vai brilhar no céu de "versos" e viver até o dia do julgamento. A artir desta perspectiva, o mais afortunado e propero é aquele que se reuni sob a sombra do Alcorão recebendo seus beneficios.
Os segredos sobre toda a verdade e misterios esta oculto no Alcorão e toda a alegria se torna aparente com a fé. Allah o Todo-Poderoso pode esconder um grão de areia do mar, ou um oceano de areia, ou pode fazê-los visiveis a ambos.
Mawlana Rumi relatou aos seguidores mostrando-lhes esta realidade:
“ Uma vez tive a aspiração em ver a Luz de Deus no Homem. Era como se eu quisesse ver o mar em uma unica gota ou o sol em um unico raio.”
O principal meio para o filho do homem de atingir seus verdadeiros desejos e aspirações é a contemplação da verdade. A única maneira de alcançar a essência da verdade é através da contemplação e curiosidade.
Através da contemplação do coração, efeitos sutis do mundo e seus mistérios são manifestados. As exceções são para aqueles que vivem suas vidas em violação do imperativo do Divino Criador, perdendo suas vidas sem saber o verdadeiro valor de qualquer um dos seus desejos ou de si mesmo, incapaz de alcançar a riqueza espiritual necessária para a prosperidade eterna, eles vivem em um abismo de frustração.
Os seres humanos devem viver suas vidas com honra e dignidade, com realizações e contemplação das conseqüências da morte. A morte, que nos rodeia como um anel de chamas que vai esmagar-nos, sem dúvida. Quando o futuro torna-se uma inescapável realidade, a contemplação, torna-se clara para o homem, é a coisa mais valiosa da qual ele se ocupa. Com isso em mente, se o filho do homem familiariza-se com o segredo do universo, do Divino e da sabedoria, para ele encontrar o verdadeiro caminho da contemplação, é preciso de orientação do Alcorão.
Se fosse possível ao homem agir, viver e perceber sozinho, apenas através da contemplação, não haveria necessidade de um Alcorão, e Deus o Todo-Poderoso, então não teria enviado mensageiros ou Escritura.
Ou seja, a natureza do homem exigiu uma orientação Divina para exercitar suas faculdades criadas para instrução e contemplação.
Sem o Alcorão sempre será possível ao homem chegar ao conhecimento de determinados atributos de Deus, tais como singularidade[1] ou auto-suficiência[2]?
O Alcorão orienta-nos para a senda reta, com avisos e, a partir deste oceano de verdades nos beneficia da melhor maneira possível, com a contemplação e a paixão.
Se o Alcorão não nos tivesse aberto as portas para a contemplação, teríamos sido privados de muitas realidades, percepções e benefícios. Considerando isso, é preciso gastar todas as nossas energias intelectuais na busca de entender o conteúdo infinito do Alcorão, é claro, isto deve ser realizado dentro de limites específicos. Os versos do Alcorão, como um sistema vivo, são uma fonte inesgotável de conhecimento.
O Alcorão tem muitas advertências, juntamente com as orientações e escopos, para a humanidade sobre como devemos conduzir a nossa contemplação e investigação. Devemos, em todos os sentidos, compreender e reconhecer que a cada ser humano tem sido dada a inteligência para avaliação, e a verdade do Alcorão é de tal grandeza que se render a sua sabedoria é absolutamente necessário para todos.
Quando uma pessoa percebe sua incapacidade de compreender adequadamente qualquer comentário do Alcorão devem dizer "Deus sabe melhor ..." temos de acreditar que a verdade real é conhecido somente por Deus, o Todo-Poderoso.
Talvez não haja diferença significativa entre as características da água da torneira nas nossas casas e água do mar, não há, no entanto, uma diferença significativa entre as quantidades de agua das duas? Se uma pessoa cega desde o nascimento, tivesse sido descrito a ele certa cor, as palavras que ele iria usar dariam talvez uma boa impressão para ele, mas quão longe iria a impressão em sua mente a partir da realidade da cor da sua existência real? Isto é imensurável.
Temos de olhar para as palavras do Alcorão com a mesma lógica, e estando sempre ciente de nossa inaptidão e incapacidade para compreender plenamente o significado contido no Alcorão, o que deve nos impedir de afirmar que a nossa própria interpretação é perfeita ou exata.
O Alcorão é um guia único de fé e prosperidade, o qual contém muitos versos em que somos convidados a contemplar a sabedoria por trás da criação do homem. A natureza milagrosa do universo em muitos versículos nos mostram que o Alcorão é uma declaração desses milagres. Aqueles que optam por viver de acordo com a dignidade da humanidade deve seguir as orientações da contemplação indicadas no Alcorão.
As pessoas conscientes que contempla os eventos do universo devem procurar as respostas para estas perguntas:
O que é o universo? Por que fui criado? Qual é a verdade da mortalidade e da sua essência? Qual é o caminho para a prosperidade? Quem sou eu? Como devo viver? Como devo pensar? Quais são os preparativos que devo fazer para a minha saída do mundo mortal?
Embora o universo como um todo, não é perturbado pelo poder do homem e dos seus cálculos, existe uma maneira que o homem, como a maior criação e inteligência, poderia agir de acordo com o Alcorão e ainda ser derrotado por seu desejo e pelos desejos?
Deus disse no Alcorão:
“Pensais, porventura, que vos criamos por diversão e que jamais retornareis a Nós (para prestares contas)?” (Al Mu’minûn, 23:115)
“Pensa,acaso, o homem, que será deixado sem controle (sem propósito)?” ( Al Quiáma, 75:35)
A infância de uma pessoa termina na puberdade. Para os crentes que despenderem esforços para aperfeiçoar a sua fé, a puberdade marca o início de um novo período de responsabilidade. Durante este período são necessários a contemplação da maturidade, da mente, do coração, dos divinos segredos do universo, da sabedoria sagrada e a verdadeira consciência é apenas aparentes para as almas com a verdadeira fé. Como é afirmado no seguinte versículo do Alcorão:
“Porém, não reparam, acaso, no firmamento que está acima deles? Como o construímos e o adornamos, sem abertura aparente? – E dilatamos a terra, fixando nela (firmes) montanhas, produzindo ai toda a formosa espécie em pares, – Para a observação e recordação de todo o servo contrito. (Caf, 50:6-8)
Nós experimentamos o nascer e o pôr do sol, o surgimento de estrelas na noite e seu desaparecimento com a luz natural, a lua cheia e a lua crescente, o universo repleto de seus ornamentos magníficos e bênçãos inumeráveis ​​além destas. Algumas pessoas desperdiçam suas vidas neste mundo na cegueira e ingratidão por essas bênçãos, sem considerar a sabedoria destas criações ou a sabedoria de seu Criador. Aqui esta um aviso assustador para essas pessoas:
“E não foi em vão que criamos os céus e a Terra, e tudo quanto existe entre ambos!” (Sâd, 38:27)
“E não criamos os céus e a terra e tudo quanto existe entre ambos para Nos distrairmos. – Não os criamos senão como prudência; porém, a maioria o ignora.” (Ad Dukhan, 44:38-39)
O mundo celestial é uma notável exibição de sinais majestosos. Toda a alma de fé que, conscientemente, a vida nesta morada da beleza, ele que sensibiliza-se frente as calamidades do mundo e as catástrofes irá obter prazer espiritual. Nós lemos no Alcorão:
“Não reparas, acaso, em que Allah faz descer a água do céu e a transforma em fontes, na terra? Logo produz, com ela, plantas multicores; logo amadurecem e, às vezes, amarelam; depois converte (as plantas) em feno. Por certo que nisto há uma mensagem para os sensatos.” (Az Zúmar, 39:21)
“Na criação dos céus e da terra; na alteração do dia e da noite; nos navios que singram o mar para o beneficio do homem; na água que Allah enviou do céu, com a qual vivifica a terra, depois de haver sido árida e onde disseminou toda a espécie animal; na mudança dos ventos; nas nuvens submetidas entre o céu e a terra, (nisso tudo) há sinais para os sensatos.” (Al Bacára, 2:164)
Efetivamente, para quem vê a verdade, o amor da luz divina do paraíso e a paixão irrompendo como esmeraldas na terra. Os céus e a terra são como um anel, em torno do afeto que ele contempla profundamente, atento ao chamado aparente e espiritual, conciliando a evolução do amor pelo divino e o ato de viver em perfeição espiritual.
Deus o Altíssimo revelou:
“Ele foi quem dilatou a terra, na qual dispôs sólidas montanhas e rios, assim como estabeleceu dois gêneros de todos os frutos. É Ele Quem faz o dia suceder a noite. Nisto há sinais para aqueles que refletem.” (Ar Rád, 13:3)
Aqueles que encontram prazer na devoção a Deus, e que seguem o caminho de Seu mensageiro, une-se a um elo de afeição que é a linha de frente da fé. Fé (Imân) é um sentimento celestial da Luz Divina na alma e do fluxo do divino afeto alojado no coração.
Aqueles que observam o universo com um coração iluminado vão atingir uma sensação de como que os céus fossem um lustre de cristal brilhante piscando com os segredos Divinos. Todas as arvores sobre a terra se espalharam com seus ramos e folhas a tremerem em alegre suplica ao Criador. A grama será como os companheiros do mensageiro de Deus e as folhas acima serão a alegre comunidade (ummah). As nuvens serão como uma fonte flutuante de prosperidade que circulam o céu como um oceano. O vento será como um mensageiro de inspiração Divina a aliviar o medo com centelhas de esperança.  Trovões e seus raios de reinado e comandos de destruição e ataque avisando a cegueira.
Em breve o universo se manifestara como um silencio sedutor cheio de versos do Alcorão , o livro dos mistérios, os nomes divinos manifestados em verbos. O Alcorão e o universo cheios de palavras. A humanidade é o foco de conhecimento e a manifestação do cruzamento entre ambos.
Sayyidina Aisha relatou sobre a compassiva alma do Profeta:
Certa noite, o Profeta disse-me: 'Ó Aisha, se você me der permissão, gostaria de passar a noite em adoração ao Todo-Poderoso." Eu respondi: ' Por Deus eu amo estar com você, no entanto, Eu amo ainda mais as coisas que amás. 'Então ele fez a ablução e pôs-se para a oração. Ele começou a chorar, tanto que suas roupas, sua santa barba e até o chão, onde ele se prostrou estavam molhados.
Durante esse estado, Bilal chegou para chamá-lo à oração; ao vê-lo naquele estado Bilal disse-lhe: 'Ó Mensageiro de Deus,  Allah, o Todo-Poderoso o perdoou, a você todos os seus pecados passados ​​e todos os seus pecados futuros, então porque você está chorando? 'O Profeta lhe respondeu: "Eu não deveria ser um servo agradecido de Deus? Por Deus, hoje à noite desceram para mim os versos (do Alcorão) de peso, de tal forma que se alguém lê-los e não contemplá-lo seria uma grande vergonha. "
Então ele leu este verso:
“ Na criação dos céus e da terra, e na alternancia do dia e da noite há sinais para os sensatos. – Que mencionam Allah, estando em pé, sentados ou deitados, e meditam na criação dos céus e da terra. Dizendo: Ó Senhor nosso, não criaste isso em vão. Glorificado sejas,! Salva-nos do tormento infernal!” (Al Imran, 2:190-191) (Esse dito foi compilado por Ibn Hibbân, II, 386)
Na noite em que esses versículos foram revelados a ele, o Mensageiro de Deus chorou até a manhã de tal forma que até mesmo os céus e as estrelas estavam com inveja dele. Com as bênçãos de Deus Todo-Poderoso as lágrimas dos fiéis tem a certeza de serem os adornos da noite da passagem, à luz da sepultura e as gotas de orvalho dos jardins do Paraíso. alguns meses, dias e noites de tal bênção que são momentos de oportunos para se estar com o Amado. alguns meses de mais valor do que outros. O mês de Rajab é um desses períodos.
Mesmo durante a época pré-islâmica, durante o chamado "período de ignorância", espadas eram mantidos em suas bainhas e a paz reinava durante este mês. Com o advento do Islã, a cortesia e honra durante o mês de Rajab continuou. Este mês sagrado foi agraciado com duas noites abençoadas, a primeira sexta-feira do mês chamado Raghâ'ib e a 27º noite do mês chamada Mi'raj.
Um dos nossos principais deveres deve ser passar essas noites abençoado adornando-se com amor espiritual pelo Profeta (que a paz e as bençãos estejam com ele), porque a afeição do Profeta é a nossa riqueza e felicidade. O sábio que obedecer ao Santo Profeta, com sincero afecto estarão entre os Profetas, os verdadeiros, os mártires, os virtuosos e todos aqueles que alcançaram as bênçãos de Deus Todo-Poderoso.
Que Deus o Todo-Poderoso encha nossos corações com transbordante prosperidade que estes sagrados e esclarecedores dias, noites e meses trazem, e que adornem os nossos corações com carinho para o abençoado Profeta. Que Deus nos dê a alegria de estar entre aqueles que vão acompanhar o Profeta no Dia do Juízo Final, aqueles por quem Ele vai interceder.

Dar ao nosso mundo islâmico prosperidade, conquistas e abundância.
Ó Senhor! Nós somos viajantes a caminho de um lugar de profunda solidão. Faça de nossa fé, como o sol, os nossos companheiros como profetas e virtuosos, e que os nossos jardins da felicidade sejam nossas boas ações!
Ó Deus! Coloque-nos entre aqueles que olham com admiração para o universo e todos os seus fenômenos com a presença de coração! E dar aos nossos corações a bênção de seu comando poderoso: "Leia! "[3]
Amém

Tradutor: Radamés AbdulHakim Rodrigues

O original em inglês se encontra no link:
http://www.sufiwisdom.net/index2.php#sayfa=yillar&MakaleNo=d021s005m1


[1] Ahadiyyat
[2] Samadiyyat
[3] Segundo a tradição islâmica estas foram as primeiras palavras que o Anjo Gabriel (que a paz estejam com ele) disse ao Profeta Muhammed (que a paz e as bênçãos estejam com ele) em seu primeiro encontro na caverna. N.T.

Um comentário:

Se é importante para você nosso trabalho, é importante para nós a vossa opinião!