segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Algumas Palavras sobre o Sufismo

O Texto a seguir é uma tradução de um escrito de autoria do sheykh Mahmoud Es'ad Cohan, um líder espiritual da braço gumushanevi da irmandade Naqshbandi, ele era residente de Sidney, Austrália onde veio a falecer juntamente com seu cunhado em um acidente de carro na referida cidade em 2001. Que Deus tenha o Sheykh Mahmoud em Sua Santa Paz e o conceda a vida eterna, Amin.
Clicando na foto do Sheykh Mahmud haverá um link para uma página com alguns de seus textos em inglês, além do texto podem encontrar informações sobre o sheykh e sua tarikat aqui.


Algumas palavras sobre o sufismo

Por Shaykh Mahmoud Es’ad Cosan (r.a)

            Sem duvida esta vida terrena é uma importante e rápida passagem, além de um árduo teste. Nela, nosso mais importante e sublime propósito é obter o amor e aprovação do nosso Senhor que nos criou e nos sustenta, que nos chamará para a prestação de contas no dia do Juízo e irá nos recompensar ou nos punir pelos nossos atos.
Sheykh Mahmud Es'ad Cosan
            O único caminho para alcançar a aprovação de Deus é ultima e verdadeira religião, o Islam. Os outros caminhos e religiões são errados, falsos, corrompidos, ou ainda, seu tempo passou e elas perderam sua validade. Qualquer um que deseja encontrar serenidade neste mundo e na próxima vida deve passar a sua vida cumprindo os preceitos do Islam e abster-se de suas proibições. O estado de infiel em ambos os mundos (esta vida e a próxima) é miserável e seu fim é destrutivo. Somente os fiéis vão encontrar a satisfação. A pessoa mais obediente a Deus e o muçulmano que segue estritamente os preceitos de sua religião será o mais querido e estimado servo no dia o Juízo final.
            A religião islâmica possui uma bela e útil estrutura. Seus princípios têm um significado amplo e profundo. O Islam mantém um corpo saudável nutrindo sua alma e preenchendo o seu coração com paz e luz. Regula os assuntos mundanos e garante a felicidade nessa vida e na outra. Protege o individuo, salva a família e fortalece a comunidade e o Estado. O Islam protege o mais fraco e restringe a tirania assegurando a todos os seus direitos e deixando-os cientes dos seus deveres. Protege as mulheres e exorta os homens, faz os pobres sorrirem e direciona os ricos para as ações de caridade, faz o trabalhador feliz e o empregador sensível aos outros.
            Quão impecável, completa, maravilhosa e gloriosa determinação é o Islam. O Islam é uma cura para todas as épocas especialmente para estes doentios tempos modernos. Esta é a solução para todos os problemas físicos, espirituais, individuais e sociais. É sustento para mente e deleite para o coração. O Islam é o brilho matinal após a escuridão da noite e o elixir da vida eterna.
            Porém, a também um importante e atrativo segmento do Conhecimento Islâmico chamado Sufismo (Tasawwuf), sem ele seria quase impossível para o home de hoje, e talvez para toda a humanidade em todas as épocas, sentir totalmente a sua fé e compreender a essência do Islam, sua dinâmica interna, seu espírito, seus conteúdos, suas sutilezas e segredos.
            Isto porque o Sufismo é a ética do Alcorão, o estado espiritual do Mensageiro de Deus (s.a.a.s.) e os refinados modos da Shariah. Sufismo não é egoísmo, mas sim, altruísmo, amabilidade, afeição e serviço. Não é conversa absurda e inútil é sinceridade e sabedoria produzindo pureza no coração, elevado conhecimento e boas obras. O Sufismo não é uma ilusão, mas um belo estágio, uma rosa ao invés de uma pedra, um antídoto para o veneno, uma luz para os olhos, fortalecimento para os nossos corações.
              O Sufismo pode converter um coração irresponsável em virtuoso e transformar um furioso em uma pessoa calma. Ele pode aquecer e amolecer um coração endurecido , pode fazer um impiedoso tornar-se uma pessoa compassiva e fazer um coração de pedra chorar. Ele eleva o confuso e o desatento da opressão para a iluminação e conduz os perdidos para a segurança. Sufismo educa o ignorante fazendo dele um tesouro de conhecimento espiritual, como águas que correm em uma terra árida vinda dos córregos do conhecimento espiritual e faz daquela terra um terreno fértil. Ele eleva um pastor de ovelhas a sultão e transforma um conhecimento raso em um profundo oceano. O Sufismo produz pessoas benéficas e desejáveis para o povo e amadas por Deus. O Sufismo da luz espiritual para o homem que foi criado do barro e faz dele celestial, digno de estar na presença de Deus e de Seus favores.
            Com o Sufismo, um palheiro torna-se um local para uma excursão de lazer, um espaço estreito em uma grande praça. A negligência e a cegueira (espiritual) desaparecem e visões interiores (elevadas) ocorrem. Corações que foram arruinados pelo amor demasiado a este mundo são reconstruídos com o amor de Deus. Opressão espiritual desaparece e o homem torna-se pura luz interna e externamente. Este mundo fatigado, o qual é uma prisão para o crente transforma-se em um jardim de rosas.
            Sufismo é a essência e o verdadeiro significado da religião. É o caminho e o método para obtermos nosso real objetivo de nos tornarmos seres humanos perfeitos. Resumidamente, sufismo é o caminho divino e a chave para a verdadeira felicidade (como foi em todas as outras épocas), buscada dia e noite em lugares errados pelos homens de hoje que estão cheios de stress, nervosismo, tensão, depressão, duvidas, pressões, enfim cheios de problemas, doenças e misérias.
            Em vista disto, você deve aproximar-se desse sério e vital tema, entre neste iluminado e divino caminho e descubra a felicidade em ambos os mundos.
            Que Deus lhe permita alcançar a verdadeira viagem nesta vida e na próxima (junto aos seus entes queridos) e que possam ser honrados com o paraíso e com a beleza divina. Amin.


Traduzido por Abdul-Hakim Rodrigues

Um comentário:

Se é importante para você nosso trabalho, é importante para nós a vossa opinião!